Fabiola da Silva

Campeã mundial de patins, Fabiola da Silva é destaque em torneio de Crossfit em Barueri

Atleta disputa neste fim de semana Desafio das Beldades na Crossfit Tamboré. Fabiola da Silva tem oito títulos mundiais na modalidade patins in-line, mas neste fim de semana (16 e 17) o objetivo é vencer um desafio inédito na carreira. A paulista, que agora também se dedica ao crossfit (série de exercícios funcionais de alta intensidade), participa do Desafio das Beldades, na CrossFit Tamboré, em Barueri (SP). Este será o primeiro grande teste da atleta em uma modalidade totalmente diferente da que está habituada e a expectativa é grande pela nova vivência nos workouts.

“Este é o primeiro evento de crossfit que eu realmente treinei, fiz uma preparação específica. Eu sempre tive um espírito de competição aguçado, sou muito determinada e focada em tudo o que faço. Claro que no crossfit eu ainda estou engatinhando, tenho muito a aprender, mas eu evoluí bastante em comparação ao último ano e estou indo para o evento tranquila, pronta para dar o meu melhor. Esse também é o primeiro torneio só de mulheres na modalidade. Sempre gostei de ver a mulherada em ação nos esportes pois me motiva a superar meus limites, então estou bem ansiosa e feliz de participar dessa experiência nova”, contou a patinadora de 36 anos.

Praticante de crossfit desde 2014, Fabiola da Silva acredita que a modalidade só veio para somar na carreira com as quatro rodinhas e por isso se tornou uma das grandes fãs do programa de treinamento que virou febre nas academias de todo o país. “É um esporte dinâmico, intenso, exige força, condicionamento físico, intensidade e alguns movimentos ginásticos que eu nunca imaginava fazer. Eu acho super super divertido e pra mim é um desafio aprender as técnicas certas para o desenvolvimento e execução de cada movimento. Melhorou 110% o meu condicionamento físico.”

Fabiola e o patins

Considerada um ícone no Patins in-line, a atleta de 36 anos não se contenta com os pódios e títulos conquistados. A atleta desenvolve um trabalho de aprendizagem e introdução da modalidade por meio de clínicas de patins para jovens, ensinando e compartilhando sua vivência como atleta profissional. Com dicas sobre alimentação saudável e a prática do patins, a brasileira oito vezes campeã mundial motiva e incentiva a nova geração a seguir no esporte, que segundo ela, vem crescendo no cenário atual.

“O patins vem crescendo a cada ano, temos muitos atletas brasileiros bons, porém necessitamos de mais apoio. Precisamos de mais incentivo de uma maneira geral. Precisamos de núcleos de patins, escolinhas, centro de treinamentos e de bolsa atleta para praticantes de esportes radicais”.

O cenário não muda tanto nos Estados Unidos! Mesmo com eventos de grande porte, a premiação aos atletas é baixa. “Isso dificulta para os atletas e desmotiva, pois com o deslocamento até as competições mais alimentação e hospedagem, os gastos são bem maiores que a premiação, então sem patrocínio ou apoio muitos atletas não conseguem competir”.

Sobre Fabiola da Silva

A atleta venceu seu primeiro X-Games com 18 anos, em 1996. De lá pra cá a paulistana acumula inúmeros resultados internacionais e nacionais e é considerada uma das melhores atletas de patins in-line do mundo. Dona de 8 campeonatos de X-Games, ela é também é iniciante na carreira do Crossfit. Recebeu em toda sua carreira mais de 50 medalhas nos eventos da LG Action Sports World Tour, além de ter sido uma das patinadoras precursora da integração de gênero.

Fabiola é patrocinada pela Optimum Nutrition Brasil ON, Academia Probalance, Edge Life Sports, Kvra, NsFormula, Pradosystem e Clinica Beleza Brasileira.

Foto: Desafio Beldades (Renê Junior)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *